Rua Manoel Emboaba da Costa, 386
Lagoinha
Ribeirão Preto - SP
CEP 14095-150
Tel (16) 36290472/36290469

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A DIFÍCIL HORA DA PERDA - COMO ORGANIZAR A PAPELADA PARA ESTE MOMENTO

Ninguém gosta de pensar no momento em que aquele ente querido, parente ou amigo, falece. É um momento de muito sofrimento e ter que pensar logo em seguida em reunir as informações para dar entrada no inventário torna-se um momento de profunda tristeza para a maioria das pessoas.
Quando sabemos que estas medidas burocráticas devem ser tomadas rapidamente, para que não sejam cobradas multas pelo Estado, o desespero acaba sendo maior.
Para auxiliar os parentes e herdeiros, podemos tomar algumas medidas simples.
Organize em uma pasta específica todos os documentos importantes. Esta pasta deve ser de conhecimento dos familiares mais próximos ou pessoa de confiança, que devem saber também onde ela ficará guardada.
Coloque dentro dela uma cópia de todos os seus documentos pessoais: RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento, certificado de reservista (este último, para os homens).
Lembre-se que estes documentos estão ali por um propósito, e não devem ser retirados e utilizados em outros casos. Muitas vezes pensamos que logo reporemos o documento e acabamos nos esquecendo.
Junte também nesta pasta uma cópia de seus cartões bancários, além de deixar registrado em um papel todas as contas bancárias que possui, com os dados do banco e da agência.
Tire fotocópia de documentos dos carros que estão em seu nome, de ações ou outras aplicações financeiras que possua. Não esqueça de guardar também uma cópia das apólices de seguro que estão em seu nome, juntamente com o nome dos beneficiários.
Por fim, junte uma cópia das matrículas de registro de imóveis que possui. Informe a existência de débitos ou compromissos existentes a serem resolvidos no futuro (outorga de escritura pela venda de bens, por exemplo), deixando, na pasta, uma cópia dos contratos firmados.
Se possuir testamento, deixe a informação na pasta, com os dados para sua localização.
Cada pessoa da família deve ter a sua própria pasta, ainda que os bens sejam comuns.
Com esta simples medida, ao partirmos, deixaremos, ao menos, tudo organizado para nossos queridos parentes, tirando esta preocupação de seus ombros.
E não esqueça de atualizar sempre os documentos da pasta, retirando aqueles que não mais te pertencem (venda de um imóvel, por exemplo) e acrescentando o que agora faz parte do seu patrimônio.
A hora da partida é um momento de muita dor e o quanto pudermos aliviar este peso, melhor será para aqueles que amamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário